30 de jan de 2016

Bezerros - No Passo do Frevo!

Hi Guys!!

Faltando poucos dias para o Carnaval, venho aqui hoje contar para vocês sobre uma visita super especial à Bezerros, cidade do interior de Pernambuco que é conhecida como Terra do Papangu! (Já explico o porquê!)


O convite veio da amiga, blogueira e colunista social Vera Souto Maior, que junto com a Secretaria de Educação de Bezerros nos proporcionaram um dia maravilhoso ao som de muito frevo e máscaras. Essa foi a primeira visita do nosso grupo Cultura em Evidência, estavam presentes além de mim, Verinha, o cantor Bruno Souto, o jornalista Igor Nóbrega e a blogueira Thaís Oliveira.


A cidade de Bezerros tem o maior Carnaval do Interior de Pernambuco e é terra de artistas renomados como Jota Borges, reconhecido internacionalmente pelas suas xilogravuras. 

Terra do Papangu: No final do Século XIX, era comum durante os Carnavais a figura dos Papangus, homens mascarados que se vestiam com roupas coloridas até o pé e iam de casa em casa assustar os amigos e familiares que não lhe davam "angu", um mingau de milho, prato típico do Agreste Pernambucano. Bezerros mantém essa tradição viva e leva centenas de Papangus as ruas nas troças e desfiles carnavalescos, por isso Terra dos Papangus.

Igor Nóbrega, Bruno Souto, Vera Souto Maior, Eduardo Ferreira, Vanessa Bastos, Sérgio Brayner e Thaís Oliveira.
Voltando para nossa visita cultural, iniciamos o passeio na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Bezerros, onde fomos recebidos pelo Gerente de Cultura, Eduardo Ferreira e o Assessor Cultural, Sérgio Brayner. Fomos apresentados à programação do Carnaval 2016 e montamos o roteiro do dia. Serginho nos acompanhou durante todo o dia nos agraciando com a história e a arte do Carnaval Bezerrense.

Cultura em Evidência.
Segunda parada foi na casa do historiador e escritor, professor Ronaldo Souto Maior. Autor do livro "Bezerros, seus fatos e sua gente",o professor nos recebeu de braços abertos em sua residência e nos presenteou não só com seu livro, mas com histórias maravilhosas sobre a criação da cidade de Bezerros.

O historiador nos presenteou com seu livro e autografou cada um deles! <3

Logo após um mergulho na história, fomos em direção à Estação da Cultura, antiga estação de trem que foi transformada em Museu da Cidade e abriga também o Memorial do Papangu, onde podemos ver fantasias premiadas nos carnavais, inclusive algumas utilizadas no desfile da escola de samba Império da Tijuca em 2011

Na Estação, os visitantes podem escolher adereços para tirar foto em clima de frevo! 



Um das lindas fantasias de Papangu premiadas! 


Pertinho da Estação, fomos conhecer o restaurante Estação do Sabor, do querido Irandir Laurentino que nos recebeu divinamente com um delicioso caldinho de feijão e nos mostrou a cara nova do espaço com um toque autenticamente regional.


Selfie com o querido Irandir (ao fundo de camisa branca) em seu restaurante.
Pausa para o almoço no Hotel Brisa da Serra, às margens da BR 232. Repomos as energias, celulares devidamente carregados e então partimos para a segunda parte do roteiro.

Almoço maravilhoso à convite da Secretaria de Educação.
Chegamos enfim no Centro Literário Rui Barbosa, local que será palco do Baile Municipal da cidade! Conferimos em primeira mão os bastidores do evento, ornamentação e batemos um papo legal com o artista homenageado do Carnaval de Bezerros, Robeval Lima, que também está sendo homenageado no Baile desse ano junto com a bezerrense Miss Pernambuco 2010, Luziele Vasconcelos.

Com o homenageado do Carnaval e do Baile Municipal de Bezerros: Robeval Lima.

Última parada do dia, fomos ao ateliê do artista Lula Vassoureiro. Nomeado Patrimônio Vivo de Pernambuco, "Seu Lula", nos recepcionou com muito humor, contos e histórias.  Lula, na verdade se chama Amaro e recebeu o apelido herdado do pai "Zé Vassoureiro" que também era artesão e ensinou à seu filho sua arte. Reconhecido principalmente pela fabricação de máscaras de Papangu, feitas especialmente com papel machê e outros produtos recicláveis, Seu Lula ainda ministra aulas de fabricação dessas máscaras para crianças, jovens e adultos, perpetuando essa linda arte carnavalesca.

Patrimônio Vivo de Pernambuco, Seu Lula conquista à todos com seu humor e sua arte!
Corredor da fama no Ateliê de Seu Lula.

Queria agradecer aqui à Verinha pelo convite e à toda Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Secretária Ladjane Torres. Deixo aqui o convite à quem não conhece, venha encher a bagagem de muito frevo no pé e cultura no coração dessa cidade cheia de artistas... quem já conhece, não precisa de convite, pois Bezerros está de portas abertas para receber todo mundo nesse Carnaval.

Carnaval de Alegria, Cultura e Cores! - Confira um pouco das atrações na FanPage do Blog :*
Espero que tenham gostado do post e continuem acompanhando o blog, pois ainda tem post essa semana para os foliões de plantão! <3

Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui ;*